As estimativas iniciais de cereais e oleaginosas da Copa e Cogeca EU-28 mostram que a área de grãos será bastante estável este ano, mas os produtores estão a ser atingidos por eventos climáticos extremos, baixos preços de mercado e altos custos de produção, criando incertezas sobre os números finais.
O presidente do Grupo de Trabalho para os Cereais, Max Schulman, disse: "A área cultivada por cereais em 2018 deverá cair 1,4% em relação ao nível do ano passado, chegando a 54,9 milhões de hectares, com queda de produção de 2%. Mas este número pode mudar significativamente dado que os produtores em toda a Europa foram afectados por condições climáticas adversas, que vão desde a seca severa em Portugal e a Espanha até inundações em partes do norte da Europa ". "O fornecimento supera em muito a procura pelo sexto ano consecutivo, fazendo com que os preços do mercado sejam inferiores aos custos de produção. Os custos devem ser cortados e os direitos sobre as importações de fertilizantes removidos ", acrescentou Schulman.
O vice-presidente do Grupo de Trabalho das Oleaginosas de Copa e Cogeca, Mike Hambly, disse que a área de produção de oleaginosas da EU-28 mantém-se bastante estável, caíndo apenas cerca de 0,2%, atingindo 11,78 milhões de hectares, mas os preços são baixos, também devido à grande oferta global e grandes stocks.
"A área de sementeira de proteicas permanece também bastante estável em 1,1 milhão de hectares, abaixo de 0,4%, mas foram observados cortes em alguns países em vista da proibição do produto de protecção de plantas nas Áreas de foco ecológico (EFAs)", acrescentou Hambly.
Terça-feira, 6 de Fevereiro de 2018/ Cop-Cogeca/ União Europeia.
http://www.copa-cogeca.be