A Agência Europeia do Medicamento (EMA) publicou o sexto relatório sobre as vendas de antibióticos veterinários na Europa, destacando uma tendência continua para a descida entre 2011 e 2014. Estas tendências permitem constatar que os Estados Membros continuam a adoptar uma atitude mais responsável no uso dos antibióticos em animais.
Os 28 países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE) e a Suiça apresentaram dados à Vigilância Europeia de Consumo de Antimicrobianos Veterinários (ESVAC) para o ano de 2014, mais 3 que o ano anterior, se bem que apenas 25 países tenham facultado dados para o periodo 2011-2014. Para este periodo observa-se uma diminuição de 2,4% nas vendas totais (mg/PCU) de produtos veterinários antimicrobianos, apesar de um aumento considerável em 1 dos países europeus nos quais se registaram a maioria das vendas devido a uma melhoria no sistema de recolha de dados. Em 24 destes países que proporcionaram dados para este período de 4 anos foi observada uma diminuição de 12%.
A Espanha mudou o seu sistema de recolha de dados de vendas em 2014 e há indícios de que alguns dos antibióticos para uso veterinário com mais vendas em 2014 não tinham sido informados entre 2011 a 2013, apesar de ser comercializados durante este periodo. Portanto, é sugerido que os dados de vendas para Espanha de 2011 a 2013 foram subestimados de forma considerável. O consumo de antimicrobianos em Espanha é um dos mais altos entre os países europeus que participam no ESVAC.
A diminuição substancial das vendas de produtos antimicrobianos para animais produtores de alimentos observadas em alguns países indica que existe a possibilidade de uma diminuição de outros países. Pese a uma baixa diminuição global das vendas dos produtos antimicrobianos veterinários, os dados mostram que as medidas adoptadas na luta contra a resistência aos antimicrobianos, pelos Estados Membros, está a dar resultado. Muitos países estão a centrar-se em acções locais para reduzir ainda mais o consumo de antimicrobianos e, portanto, a resistência.
Em geral, porcos, gado bovino, aves de capoeira e gado ovino/caprino representaram 33% (19.593), 32% (18.855), 14% (8.050) e 13% (7.801), respectivamente de PCU nos 29 países.
PCU e a sua distribuição em função das espécies animais destinadas a consumo, incluídos cavalos (PCU = 1 kg), por país em 2014.
Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016/ EMA/ União Europeia.
http://www.ema.europa.eu