Quase 15% dos leitões pré-desmamados morrem todos os anos. De acordo com as informações dos suinicultores dos Estados Unidos, muitos são esmagados pelas porcas. A modificação das jaulas de parto pode ajudar a reduzir as mortes de leitões. O primeiro passo, de acordo com a engenheira agrícola da ARS, Tami Brown-Brandl, é avaliar o comportamento de porcas e dos leitões nos parques da maternidade. O comportamento animal contém pistas vitais sobre a saúde e o bem-estar que os produtores podem usar para gerir melhor os seus animais.
Brown-Brandl e uma equipa de cientistas da China, do Iowa Select Farms e do Iowa State University desenvolveram um sistema para processar e analisar automaticamente imagens tridimensionais das porcas. Uma câmera montada por cima das jaulas capta imagens para determinar o comportamento e a postura de uma porca: se ela está a comer, a beber, parada, sentada ou deitada.
O sistema, que classifica com precisão o comportamento, poderia potencialmente ajudar a evitar que as porcas esmaguem os seus leitões, de acordo com Brown-Brandl, que trabalha no Centro de Pesquisa de Carne de Carne dos EUA L. L. Hruska da ARS em Clay Center, Nebraska.
Esta tecnologia permite que os suinicultores monitorizem melhor os seus porcos e determinem que ajustamentos, como sejam as mudanças no tamanho da jaula ou na disposição dos celas da maternidade, são necessários, acrescenta Brown-Brandl. Os dados também podem ajudar os produtores a localizar mais rapidamente animais doentes.
Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017/ ARS-USDA/ Estados Unidos.
https://www.ars.usda.gov/