O Gabinete do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) e o Departamento de Agricultura (USDA) divulgaram um relatório destacando o progresso alcançado até ao momento na implementação das disposições agrícolas da primeira fase do Acordo Económico e Comercial entre os Estados Unidos e a China.
A China aumentou substancialmente as importações de produtos agrícolas dos EUA. Até ao momento, a China comprou mais de US $ 23 mil milhões em produtos agrícolas, cerca de 71% da sua meta na primeira fase do Acordo.
- Carne de porco: As exportações de carne de porco dos EUA para a China atingiram um recorde histórico nos primeiros cinco meses de 2020. As exportações de carne de porco dos EUA para a China ultrapassaram US $ 1,5 mil milhão de Janeiro a Agosto de 2020 e, de acordo com o relatado ao USDA, a China continua a comprar grandes quantidades de carne de porvo aos EUA. Em 8 de Outubro de 2020, as vendas totais acumuladas de carne de porco para a China, em 2020, eram oito vezes maiores do que as vendas acumuladas para a China, em 2017.
- Milho: As vendas notáveis de milho dos EUA para a China estão com um máximo histórico de 8,7 milhões de t.
- Soja: As vendas de soja dos Estados Unidos, para o ano de 2021, tiveram o maior início da história, com vendas notáveis para a China a duplicar os níveis de 2017.
- Sorgo: As exportações de sorgo dos EUA para a China de Janeiro a Agosto de 2020 atingiram US $ 617 milhões, ante US $ 561 milhões no mesmo período de 2017.
- Carne bovina: As exportações de carne bovina e dos seus produtos dos EUA para a China, até Agosto de 2020, já são mais que o triplo do total de 2017.
O USTR e o USDA continuam a trabalhar em estreita colaboração com o governo chinês para garantir que a primeira fase do Acordo seja implementada de maneira completa e adequada.
23 de Octubro de 2020/ USTR/ Estados Unidos.
https://ustr.gov/