Vários membros da Comissão de Agricultura do Senado dos EUA, na semana passada, levantaram várias questões relacionadas com o acompanhamento governamental da proposta de compra de Smithfield Foods, assim como de futuras aquisições estrangeiras de empresas agrícolas americanas. Os senadores instaram o secretário do Tesouro, Jacob Lew, a incluir tanto o Departamento de Agricultura dos E.U.A. como a Food and Drug Administration na revisão da proposta de compra de Smithfield Foods por parte da chinesa Shuanghui International.
A proposta de aquisição de Smithfield por parte de Shuanghui será submetida a uma revisão de segurança nacional pelo Comité de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (CFIUS), se bem que o secretário do Tesouro tem autoridade para incluir outras agências no processo de revisão.
Os senadores afirmaram que a aquisição estrangeira de uma importante empresa agrícola americana - a maior aquisição na história de uma empresa dos Estados Unidos por uma empresa chinesa - coloca uma série de questões mais amplas sobre como são avaliadas as transacções e se as autoridades competentes estão a avaliar os riscos e estão certas que se protegem os interesses norte americanos. Os senadores questionaram se os exames feitos a estas vendas estão revistos adequadamente de forma a ter em conta os interesses dos estados unidos em segurança nacional e se são respeitadas as normas de segurança alimentar.
Terça-feira, 20 de Junho de 2013/ Senate Committee on Agriculture/ Estados Unidos.
http://www.ag.senate.gov