O Serviço de Inspecção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) (APHIS) anunciou um projecto conjunto para desenvolver um programa de certificação para doenças suínas de alta consequência - Peste Suíça Africana (PSA) e Peste Suína Clássica ( PSC).
Este projecto poderá fornecer uma estrutura para proteger ainda mais a indústria, garantindo uma vigilância eficaz e activa em todo o país e a capacidade de rapidamente zonear as áreas infectadas, uma vez a doença detectada. O projecto também tem o potencial de fornecer garantias aos parceiros comerciais e consumidores sobre o estatuto actual da doença animal.
Quando implementado, o projecto fornecerá um fórum para que agências estaduais e federais, laboratórios de diagnóstico e partes interessadas do sector colaborem directamente para estabelecer prioridades regulatórias e de diagnóstico, criando um processo mais eficiente e focado e promovendo um maior envolvimento nos esforços nacionais de controlo de doenças suínas.
Os produtores de carne de porco dos EUA e as instalações de embalagem nos estados participantes que atenderem aos requisitos especificados do programa poderão inscrever-se no programa de forma voluntária. Através deste projecto, o APHIS trabalhará para avaliar o potencial de transição para um plano nacional em andamento mais formal para certificar a saúde dos porcos dos EUA.
23 de Junho 2020 / USDA / EUA.
https://www.aphis.usda.gov/