A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concluiu o Industry Guide (GFI) # 263 no qual descreve o processo para que os patrocinadores de medicamentos para animais mudem voluntariamente as condições de comercialização aprovadas para certos medicamentos antimicrobianos de importância médica, passando do balcão à venda sob prescrição veterinária. Uma vez feita essa alteração, esses medicamentos importantes só podem ser usados em animais sob a supervisão de um veterinário.
A GFI # 263 é uma extensão da implementação da GFI # 213, na qual os patrocinadores de medicamentos para animais trabalharam com a FDA para mudar voluntariamente antimicrobianos importantes do ponto de vista médico usados na alimentação animal ou água destinada ao consumo para a Directiva Veterinária sobre Rações ( VFD) ou venda sob receita veterinária, dispensando o uso desses produtos para fins produtivos (por exemplo, promoção de crescimento). Com a implementação do GFI # 213, aproximadamente 96% dos antimicrobianos importantes do ponto de vista médico usados em animais estão sob supervisão veterinária.
Os 4% restantes de antimicrobianos importantes do ponto de vista médico que são comercializados livremente para consumo e animais de companhia incluem outras formas farmacêuticas, como injetáveis e tópicos. Uma vez que as recomendações GFI # 263 tenham sido totalmente implementadas, todas as formas farmacêuticas antimicrobianas medicamente importantes aprovadas para uso em animais só podem ser administradas sob supervisão veterinária e somente quando necessário para o tratamento, controlo ou prevenção de doenças específicas. Embora os proprietários de animais ainda tenham acesso a antimicrobianos importantes do ponto de vista médico para tratar de questões de saúde animal, eles teriam que consultar seu veterinário para obter uma receita.
10 de Junho de 2021/ FDA/ Estados Unidos.
https://www.fda.gov/