A 3 de Janeiro, a FDA dos Estados Unidos anunciou que tinha completado a implementação do "Guidance for Industry #213", um processo iniciado em 2013 que tinha como objectivo eliminar o uso dos fármacos antimicrobianos, com importância na medicina humana, em animais de abate com a finalidade de melhorar a sua produção (por exemplo como promotores do crescimento).
O "Guidance for Industry #213" insta aos fabricantes de medicamentos antimicrobianos de importância, administrados em rações ou na água de bebida, a eliminar, das etiquetas dos seus produtos, as indicações para o uso relacionado com a produção (promotores do crescimento) de acordo com as recomendações da FDA incluídas no documento de orientação “The Judicious Use of Medically Important Antimicrobial Drugs in Food-Producing Animals” (Judicious Use Guidance, GFI #209).
Segundo a FDA, desde o passado dia 3 de Janeiro de 2017, todas as aplicações de drogas afectadas foram alinhadas com as recomendações contidas no GFI #213, ou as suas aprovações foram retiradas voluntariamente. Em resultado destas alterações, estes produtos não podem ser utilizados para fins de produção (promoção do crescimento) e apenas podem ser utilizados sob a autorização de um veterinário com licença.
Das 292 novas aplicações de fármacos, para animais, inicialmente afectadas pelo Guidance for Industry #213:
- 84 foram retiradas por completo
- Dos restantes 208 pedidos,
- 93 pedidos para produtos com dosificação oral na água de bebida passaram de venda livre para venda sob prescrição,
- 115 pedidos de produtos destinados a serem utilizados nas rações passaram de venda livre para a directiva relativa às rações veterinárias.
As indicações de produção (por exemplo, promoção do crescimento) de todos os pedidos (22) que incluíam tais indicações de uso, foram eliminadas.
Terça-Feira, 3 de Janeiro de 2017/ FDA/ Estados Unidos.
http://www.fda.gov