A Food and Drug Administration (FDA) deu um dos passos mais importantes das últimas décadas em relação à prevenção das doenças transmitidas pelos alimentos graças à finalização das primeiras duas, das sete, normas principais constantes na Lei de Modernização da Segurança Alimentar (FSMA).
Estas duas normas já finalizadas, as normas de controlos preventivos, centram-se na implementação de processos modernos no fabrico de alimentos destinados tanto a humanos como a animais. Esta nova normativa assegurará que os fabricantes de alimentos tomem as medidas necessárias e trabalhem em conjunto com a FDA para prevenir riscos, em vez de esperar agir apenas após acontecer um surto.
Os controlos preventivos requerem que as fábricas de alimentos para humanos e animais desenvolvam e implementem planos de segurança alimentar que indiquem os possíveis problemas que possam afectar a segurança dos seus produtos e assinalar os passos a tomar para evitar ou reduzir significativamente a probabilidade de que se produzam estes problemas. Isto significa que os fabricantes de alimentos serão responsáveis por esta supervisão nas suas instalações e pela identificação dos perigos potenciais nos seus produtos de forma a poderem evitá-los. Sob esta nova normativa, a FDA poderá avaliar estes sistemas e os seus resultados para prevenir os problemas, poderá exercer uma melhor resposta ante o aparecimento de qualquer problema de segurança alimentar, melhorando assim a segurança dos alimentos manufacturados.
Quinta-Feira, 10 de Setembro de 2015/ FAS-USDA/ Estados Unidos.
http://www.fda.gov/