O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Serviço de Inspecção de Sanidade Animal e Vegetal (APHIS) e os Serviços Veterinários (VS) estão a preparar o Plano de Preparação e Resposta a Doenças Animais Emergentes.
O aparecimento de doenças emergentes pode afectar negativamente a sanidade animal, a saúde pública e o comércio. Exemplos de doenças emergentes nos Estados Unidos nos últimos 20 anos incluem o Sindroma Reprodutivo e Respiratório Suíno, a anemia infecciosa do salmão, o vírus do Nilo Ocidental e, mais recentemente, o vírus da Diarreia Epidémica Suína.
O plano fornece as directrizes estratégicas para detectar e responder às doenças emergentes dos animais e descreve os processos a utilizar para identificar, avaliar e responder ao possível aparecimento destas doenças. Em vez de fornecer um só processo para satisfazer todas as doenças emergentes, o plano descreve as funções e responsabilidades das unidades do VS para avaliar a informação sobre saúde animal e determinar as opções de resposta. O plano também descreve a necessidade de comunicação e colaboração entre os VS, funcionários estatais de sanidade animal e representantes da produção animal bem como as partes interessadas em detectar e responder eficazmente a este tipo de doenças.
De acordo com o plano, para poder dar uma boa resposta ante o aparecimento de uma doença emergente, é necessário:
- Conhecer que doenças, fora dos Estados Unidos, poderão causar preocupações de saúde pública ou animal, ou afectar o comércio e haver uma preparação para estas;
- Detectar, identificar e caracterizar a doença;
- Comunicar com as partes interessadas e o público;
- Responder rapidamente para minimizar o impacto da doença.
Sexta-Feira, 14 de Julho de 2017/ APHIS_USDA/ Estados Unidos.
https://www.aphis.usda.gov/