A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, em cooperação com os Centros para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e o Serviço de Inspecção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA -FSIS), parceira do Sistema Nacional de Vigilância da Resistência Antimicrobiana (NARMS), está a dar a conhecer o seu plano estratégico para os próximos cinco anos.
O programa NARMS investiga bactérias isoladas de humanos, carne crua comercializada e animais de matadouro para analisar e relatar padrões de resistência aos agentes antimicrobianos mais importantes.
O Plano Estratégico NARMS 2021-2025 lista as metas e objectivos estratégicos do programa, bem como seus desafios e oportunidades. O tema central do novo plano é One Health, uma abordagem colaborativa, multissetorial e transdisciplinar da saúde, que reconhece a interconexão entre pessoas, animais, plantas e o seu ambiente compartilhado.
A NARMS estabeleceu quatro objectivos estratégicos:
- melhoraria a recolha de amostras de agentes patogénicos transmitidos por alimentos num único contexto de saúde;
- uso de tecnologias avançadas para entender melhor a evolução e a propagação da resistência entre os agentes patogénicos de origem alimentar;
- melhoria da partilha e comunicação de dados e colaboração;
- realização de estudos para avaliar as fontes e o impacto da resistência e a eficácia das medidas de prevenção de agentes patogénicos de origem alimentar.
De acordo com os princípios da One Health, a NARMS está a expandir os seus testes para incluir amostras de água ambiental através de uma colaboração com a Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos e agentes patogénicos animais através de colaborações com a Rede de Investigação e Resposta do Laboratório Veterinário (Vet-LIRN) e Serviço de Inspecção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS).
18 de Agosto de 2020/ FDA/ Estados Unidos.
https://www.fda.gov/