A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, pelas suas siglas em inglês) propôs uma actualização do aspecto e conteúdo da informação nutricional nas etiquetas dos alimentos para ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre os alimentos e para que possam seguir práticas de alimentação saudáveis.
A nova etiqueta de informação nutricional proposta realça o número de calorias e as porções por embalagem assim como a actualização da % dos valores diários dos nutrientes como a fibra e o cálcio, lista da quantidade de açúcares adicionados, enumeração do potássio e a vitamina D se estiverem presentes, mas não se requere na rotulagem a presença das vitaminas A e C.
A FDA divide as mudanças que propõe para a etiqueta de informação nutricional em duas regras propostas: uma é a actualização da informação nutricional em função da ciência da nutrição e o desenho da etiqueta para ajudar a destacar informação importante e a segunda compreende as alterações aos requisitos para as porções e a rotulagem para as embalagens de determinados tamanhos.
Ambas aparecem publicadas no Registo Oficial para dar início ao periodo de 90 dias para a apresentação de comentários. Para as ler e comentar veja o expediente oficial da FDA em www.regulations.gov.
A FDA propõe proporcionar à indústria gastronómica dois anos a partir da publicação de quaisquer regras definitivas que regulem a etiquetagem de informação nutricional, para serem cumpridas.
Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014/ FDA/ Estados Unidos.
http://www.fda.gov