O Serviço de Inspecção e Segurança Alimentar (FSIS) propõe alterar as normas federais de inspecção da carne e eliminar a disposição que exige a limpeza das carcaças de suíno antes de realizar qualquer incisão para a evisceração. Esta disposição impede a adopção de procedimentos mais eficientes e eficazes para assegurar que as carcaças e partes das carcaças estejam livres de contaminação. Além disso, a disposição já não é necessária porque outras regulamentações requerem a limpeza da carcaça, a manutenção das condições sanitárias e a prevenção dos perigos que possam ocorrer no processo de abate.
O FSIS e os membros da indústria mostraram-se de acordo em que a regulamentação sobre limpeza de carcaças de suíno antes da incisão, 9 CFR 310.11, pode impedir a aplicação de procedimentos alternativos mais eficientes para eliminar o pêlo e a sujidade após a primeira incisão antes de ser descartada a cabeça e da evisceração.
Devido a que a regulamentação actual é perceptiva e obriga a que a depilação seja feita antes da evisceração, os estabelecimentos têm flexibilidade limitada. A eliminação da regulamentação permitirá que um estabelecimento elimine pêlo e sujidade noutros pontos do processo e o faça de maneira que seja mais eficiente.
Estes procedimentos mais eficientes também asseguram que as carcaças estarão livres de contaminação quando sejam movidas dentro de um estabelecimento ou quando sejam enviadas para outras unidades para posterior processamento. Os procedimentos alternativos podem ser inseridos num programa de requisitos prévios destinados a prevenir a contaminação.
Sexta-Feira, 11 de Maio de 2018/ FSIS-USDA/ Estados Unidos.
https://www.fsis.usda.gov