No passado 29 de Maio, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou da presença de plantas de trigo transgénico resistentes ao glifosato num campo de Oregon. Numerosos testes confirmaram que se tratava da variedade MON71800, desenvolvida por Monsanto. Após o alerta da presença de trigo modificado geneticamente, que pode ter sido exportado ´para vários países, entre eles alguns da União Europeia, o Director de Comunicações do USDA, Matt Paul, informou nos finais da semana passada que a detecção desta variedade de trigo não representa um problema de saúde pública ou de segurança alimentar e que esta variedade é tão segura como o trigo não transgénico actualmente no mercado.
Até à data, as informações de que dispõe o USDA confirmam que se trata de um incidente isolado num só campo de uma única propriedade agrícola. Toda a informação recolhida até ao momento não mostra nenhum indício da presença de trigo transgénico no mercado. Os investigadores estão a conduzir uma revisão a fundo.
Os principais mercados, como Japão, Coreia e Taiwan decidiram adiar as importações de trigo dos Estados Unidos, à espera de novas informações.
Sexta-feira, 14 de Junho de 2013/ USDA/ Estados Unidos.
http://usda.gov/