A Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, está a conduzir um plano para eliminar gradualmente o uso de antimicrobianos de importância médica em animais produtores de alimentos, tais como os promotores de crescimento ou os destinados a melhorar a eficácia alimentar.
No guia publicado pelo FDA, este estabelece um roteiro para as empresas que fabricam medicamentos para animais para rever voluntariamente as condições de uso dos medicamentos aprovados pela FDA nas etiquetas, com o objectivo de eliminar as indicações relacionadas com a produção. O plano também aconselha a mudar o actual status over-the-counter (OTC) para que os usos terapêuticos adequados permaneçam sob supervisão veterinária. Uma vez que um fabricante realize voluntariamente estas alterações, os seus medicamentos antimicrobianos de importância já não poderão ser utilizados com fins de produção, e o uso para o tratamento, controlo ou prevenção de doenças nos animais requerirá supervisão veterinária.
A FDA pede às empresas farmacêuticas para animais que notifiquem a agência da sua intenção de realizar estas alterações nos próximos três meses. Estas empresas terão um processo de transição de três anos.
Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013/ FDA/ Estados Unidos.
http://www.fda.gov