A venda e distribuição nos Estados Unidos de antimicrobianos de importância crítica licenciados para uso em animais produtores de alimentos diminuíram 3% entre 2019 e 2020, representando uma redução de 38% em relação a 2015, ano em que registou um aumento nas vendas. Isso sugere que os esforços contínuos para apoiar o bom uso de antimicrobianos em animais produtores de alimentos estão a surtir efeito.
Embora os resultados das vendas não reflitam necessariamente o uso real de antimicrobianos, o volume de vendas observado ao longo do tempo pode ser um indicador valioso das tendências de mercado relacionadas com esses produtos. O FDA reconhece que flutuações no volume de vendas podem ocorrer ao longo do tempo em resposta a vários factores, incluindo mudanças nas necessidades de saúde animal ou mudanças nas populações animais. Devido à mudança substancial no início de 2017, em que um grande número de produtos antimicrobianos criticamente importantes mudou de venda livre para prescrição veterinária, houve algum aumento no volume de vendas relatado nos anos subsequentes, já que as partes interessadas afetadas ajustaram-se ao novo requisito.
Na venda e distribuição nacional de antimicrobianos de importância crítica, autorizados para uso em animais para alimentação em 2020, estima-se que:
- 41% se destinou a bovinos;
- 41% se destinou a suínos (2.451.382 kg de ingrediente activo);
- 12% foi utilizado em perus;
- 2% foi utilizado em frangos;
- 4% foi utilizado em outras espécies/desconhecido.
14 de Dezembro de 2021/ FDA/ Estados Unidos.
https://www.fda.gov/