As exportações de carne de porco, em Maio, ascenderam a 251.447 toneladas, menos 4 % do que há um ano, no valor de 715,8 milhões de dólares (menos 2 %). Nos primeiros cinco meses do ano, as exportações aumentaram 6%, para 1,29 milhões de toneladas, e o seu valor, de 3,6 mil milhões de dólares, foi 7% superior ao recorde do ano passado.
Embora o volume das exportações de carne suína para o México, o principal mercado, tenha desacelerado em Maio após os embarques recordes em Abril, o valor das exportações continuou a aumentar e a procura para 2024 continua em ritmo recorde. As exportações de Maio para o México totalizaram 91,338 toneladas, uma redução de 6% em relação ao ano anterior, mas foram 2% mais altas em valor, com US $ 201.9 milhões.
As exportações de carne de porco para a Coreia do Sul voltaram a ter bons resultados em Maio, totalizando 22.354 toneladas. O valor aumentou 8% para 78,9 milhões de dólares. A indústria dos EUA continua a capitalizar a crescente apetência dos consumidores coreanos por entradas e snacks práticos e fáceis de preparar, enquanto a carne de porco dos EUA também está a ganhar terreno no sector dos serviços alimentares.
Apesar dos embarques mais baixos para o principal mercado, Honduras, as exportações de carne de porco para a América Central em Maio aumentaram 11% em relação ao ano anterior, para 11.711 toneladas, enquanto o valor das exportações aumentou 26% para US $ 37,8 milhões. As exportações de Maio para a Costa Rica quase triplicaram em relação ao ano anterior, enquanto também aumentaram na Guatemala e em El Salvador.
Lideradas por embarques mais altos para as Filipinas, Malásia e Vietname, as exportações de carne de porco de Maio para a região da ASEAN atingiram 9.235 toneladas, um aumento de 41% em relação ao ano anterior e o maior desde Maio de 2021. Isso incluiu exportações recordes de carne variada para as Filipinas, totalizando 4,483 milhões de toneladas.
Embora as exportações de Maio para a Oceania tenham ficado abaixo do grande volume do ano passado, os embarques continuaram robustos, com 9.353 toneladas, avaliadas em US$ 32,8 milhões.
As exportações de carne de porco para o Japão, em Maio, mantiveram-se relativamente estáveis em relação ao ano passado, com 30 010 toneladas, enquanto o seu valor diminuiu 1%, para 121,9 milhões de dólares.
7 de Julho de 2024/ USMEF/ Estados Unidos da América.
https://www.usmef.org