As exportações brasileiras de carne de porco (in natura e processada) alcançaram 351,8 mil toneladas de Janeiro a Abril de 2021, uma alta de 25,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
As vendas de carne suína também se têm destacado no mercado interno. As compras no retalho cresceram 80% de Julho de 2020 a Janeiro deste ano, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
A visão do brasileiro em relação à carne de porco tem mudado nos últimos anos. O consumidor já identifica a proteína como saudável e recomendada por muitos médicos e nutricionistas. Segundo o IBGE, cada brasileiro consome em média 16,86 quilos de carne de porco por ano.
Mesmo com os bons números no mercado interno, os criadores de suínos têm enfrentado algumas dificuldades. O custo de produção tem aumentado nos últimos meses. A alimentação dos animais corresponde a 80% dos custos da actividade. E essa é uma queixa que se repete entre os suinicultores.
A conquista do mercado externo e o aumento do consumo brasileiro também são resultados de uma vigilância sanitária eficiente. Por isso, o Ministério da Agricultura, a CNA e outras entidades estão a trabalhar no projecto piloto de vacinação da área não livre de Peste Suína Clássica (PSC). O objectivo é conquistar para o Brasil o reconhecimento internacional de área livre da doença.
18 de Maio de 2021/ CNA/ Brasil.
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