As doenças animais têm um efeito directo sobre os custos de produção (morte, morbilidade, redução da produtividade) e indirectos (medidas de prevenção e controlo). Uma análise económica das doenças pode ajudar no processo de tomada de decisões sobre a execução de programas e sobre as intervenções em saúde animal mas, muitas vezes, estes não estão disponíveis e são raros nos países em desenvolvimento. É por isso que a FAO desenvolveu e publicou um guia sobre como abordar as questões económicas e levar a cabo uma análise económica das doenças animais.
Estas directrizes económicas preparadas pela FAO contribuirão para uma melhor compreensão da importância da análise económica e dos controlos quando se avalia o impacto de uma doença animal em particular em produção pecuária, comércio, acesso aos mercados, segurança alimentar e meios de vida das comunidades rurais, ou sobre o desenho ou a aplicação de estratégias de saúde animal a nível nacional, regional ou global.
As directrizes têm também o objectivo de contribuir para melhorar a comunicação entre os peritos em saúde animal, veterinários e economistas que trabalham nos governos, assim como facilitar a implementação de programas de capacitação em economia da saúde animal sobre como desenvolver e realizar análises económicas das doenças animais nos países em desenvolvimento.
Quarta-feira, 27 de Abril de 2016/ FAO.
http://www.fao.org/ag