O Índice de Preços da Carne da FAO registou, em Abril, um valor médio de 114,5 pontos, ou seja, mais 1,5 pontos (1,3 %) do que em Março e 7,4 pontos (6,1 %) abaixo do valor registado no mesmo mês do ano passado.
Em Abril, as cotações internacionais da carne de porco foram as que mais subiram, em consequência do aumento das importações nos países asiáticos e das persistentes limitações da oferta em vários dos principais países exportadores em base dos elevados custos de produção e dos problemas de sanidade animal.
Entretanto, os preços mundiais da carne de aves de capoeira subiram após nove meses de descidas contínuas, ao aumentar a procura de importação na Ásia, enquanto que em muitas regiões continuou a haver limitações da oferta derivadas dos focos generalizados de gripe das aves.
Os preços internacionais da carne de bovino também aumentaram em resposta a uma diminuição da oferta de animais para abate, especialmente nos Estados Unidos da América.
Pelo seu lado, os preços da carne de ovino mantiveram-se bastante estáveis, já que a abundância de disponibilidade exportável na Oceânia practicamente igualou o aumento das importações nos países asiáticos e do Médio Oriente.
5 de Maio de 2023/ FAO.
https://www.fao.org/