X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

FAO: fornecimentos mundiais de cereais impulsionados por colheitas record em 2014

A estimativa da produção de cereais para 2014 elevou-se a 2.544 milhões de toneladas, devido principalmente a uma colheita de milho maior que o previsto na União Europeia.

8 Abril 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A estimativa da produção de cereais para 2014 elevou-se a 2.544 milhões de toneladas, devido principalmente a uma colheita de milho maior que o previsto na União Europeia, segundo a última Nota informativa da FAO sobre a oferta e a procura de cereais. Se este dado for confirmado, a produção mundial de cereais em 2014 superará  o record de 2013 em 1%.

No que refere à temporada de 2015, espera-se que a produção mundial de trigo alcance os 722 milhões de toneladas em 2015, cerca de 1% abaixo da estimativa actual para 2014, devido principalmente à redução das sementeiras na UE. Ao mesmo tempo, espera-se que a China, a Índia e o Paquistão tenham uma colheita próxima dos níveis record de 2014, enquanto que a produção se prevê que diminua na Federação da Rússia e na Ucrânia.

Quanto aos cereais secundários, está a começar a sementeira no Hemisfério Norte. No entanto, os primeiros indícios no Hemisfério Sul - onde as culturas estão mais avançadas - apontam para uma diminuição da produção de 2015 relativamente aos elevados níveis do ano passado. Em particular, é esperada uma notável queda da produção de milho na África do Sul - 33% - após o grave déficit de chuvas no início do ano.

As perspectivas de produção de arroz para 2015 são em geral positivas nos países do Hemisfério Sul, com aumentos importantes previstos na Indonésia e Sri Lanka, na Ásia, e Colômbia e Paraguai na América do Sul. Na Austrália, está previsto oficialmente que a produção caia 18%, o que reflete uma persistente escassez de água de rega.

O prognóstico da FAO para a utilização mundial de cereais em 2014/15 aumentou em quase 17 milhões de toneladas relativamente a Março, ficando em 2 493 milhões de toneladas. O aumento deve-se, em grande medida, às revisões retrospectivas na China e Índia. O prognóstico das existências mundiais de cereais ao encerramento das campanhas agrícolas que terminam em 2015 foi igualmente revisto acima desde o relatório do mês passado, e agora situa-se em 645 milhões de toneladas. O incremento deve-se principalmente a revisões acima das existências de trigo e milho na China.

Com base nas actuais previsões de existências e uso de cereais, espera-se que o coeficiente existências-utilização chegue a 25,9% em 2014/15, o seu valor mais alto desde 2001/02.

Quinta-feira, 2 de Abril de 2015/ FAO.
http://www.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista