X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

FAO: Preços mundiais dos cereais subiram e dos óleos vegetais desceram em Maio

Os preços do trigo subiram pelo quarto mês consecutivo. Óleos de palma, girassol, soja e colza tiveram descidas de preço.

7 Junho 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Índice de Preços dos Cereias da FAO atingiu o valor de 173,4 pontos em Maio, o que representa uma subida de 3,7 pontos (2,2%) em relação a Abril e de 39,7 pontos (29,7%) acima do valor de Maio de 2021. Os preços internacionais do trigo subiram pelo quarto mês consecutivo, com uma subida de 5,6% em Maio, para uma média de 56,2% acima do valor do ano passado e apenas 11% abaixo do record atingido em Março de 2008. O forte aumento nos preços do trigo foi uma resposta a uma proibição de exportação anunciada pela Índia e que ocorreu em conjunto com as preocupações com as condições das colheitas em vários países exportadores, bem como com as perspectivas de produção reduzidas na Ucrânia devido à guerra. Por outro lado, os preços internacionais de grãos grosseiros caíram 2,1% em Maio, mas permaneceram 18,1% acima do valor de há um ano. As condições de colheita ligeiramente melhores nos Estados Unidos da América, os suprimentos sazonais na Argentina e o início iminente da principal colheita de milho no Brasil levaram os preços do milho a descer 3,0%; no entanto, eles permaneceram 12,9% acima do nível de Maio de 2021. Da mesma forma, os preços internacionais do sorgo também desceram em Maio, caindo 3,1%, enquanto a propagação dos elevados preços nos mercados do trigo e as preocupações com as condições da campanha na União Europeia impulsionaram os preços da cevada em 1,9 %. Os preços internacionais do arroz aumentaram pelo quinto mês consecutivo em Maio. As cotações subiram em todos os principais segmentos de mercado, mas os aumentos mensais foram menos pronunciados (2,6%) para as variedades Indica mais comercializadas, por ter grande oferta, especialmente na Índia.

O Índice de Preços dos Óleos da FAO Vegetable Oil Price Index teve uma média de 229,3 pontos em Maio, o que representa uma descida de 8,3 pontos (3,5%) no mês, mas permaneceram nitidamente acima do nível do ano anterior. A queda mensal reflecte principalmente, os preços mais baixos dos óleos de palma, girassol, soja e colza. Os preços internacionais do óleo de palma desceram moderadamente em Maio. Além do redução da procura, o fim da proibição de exportação de óleo de palma de curta duração da Indonésia trouxe uma pressão adicional de descida dos preços, embora uma nova descida de preços tenha sido contida por incertezas persistentes sobre as perspectivas de exportação do país. Enquanto isso, as cotações mundiais do óleo de girassol caíram de recordes recentes, com os stocks a continuarem a acumular-se na Ucrânia devido à dificuldades logísticas. Os preços internacionais da soja e do óleo de colza também desceram um pouco em Maio, influenciados, principalmente, pela fraca procura de importação devido ao custo elevado nos últimos meses.

3 de Junho de 2022/ FAO.
https://www.fao.org/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes