Devido à gravidade do vírus da Diarreia Epidémica Suina (DES), o Departamento de Agricultura Animal e Vegetal Serviço de Inspeção de Saúde (USDA / APHIS) dos Estados Unidos organizou um encontro internacional para partilhar informações e experiências de DESv entre veterinários, epidemiologistas, investigadores e analistas a trabalhar internacionalmente, quer governamental quer não-governamental, e do setor privado relacionados com a saúde dos suínos. Os principais objectivos do Encontro Internacional do Coronavirus Entérico dos Suínos realizado em Chicago, Illinois de 23 a 25 Setembro de 2014, foram rever os factores de risco e as vias de introdução e disseminação de DESv, bem como discutir seus impactos e estratégias necessárias para controlá-la.
Estiveram presentes cerca de 150 participantes, com comunicadores apresentando as experiências de cada país, seguidas por recomendações para evitar a introdução e disseminação do vírus em explorações de suínos. Uma das principais estratégias para reduzir a propagação de doenças emergentes é impedir que o vírus seja introduzido em áreas não-infectadas.
Foram salientados três principais métodos para o fazer:
- necessidade de identificação rápida de focos de doença;
- necessidade de sensibilizar as partes interessadas, com a participação do sector privado;
- usar as medidas de biossegurança recomendadas.
Some countries, including Colombia, the Dominican Republic, Mexico and Thailand, also shared their experience of using social media tools such as brochures and radio to raise public awareness on the disease.
Alguns países, incluindo Colômbia, República Dominicana, México e Tailândia, também partilharam a experiência de uso da comunicação social, como folhetos e rádio para conscientizar o público sobre a doença.
Segunda-feira, 13 de Outubro de 2014/ FAO.
http://www.fao.org