A FAO elevou bastante a sua previsão para a produção mundial de cereais, para os 2627 milhões de toneladas, cerca de 13,4 milhões de toneladas mais relativamente às previsões de Outubro, com a maior parte do aumento derivado de estimativas mais altas dos rendimentos do milho nos EUA e de um notável aumento nas sementeiras de milho na Indonésia.
A produção mundial de trigo pronostica-se, agora, em 754,8 milhões de toneladas, enquanto que a de arroz se prevê que seja de 500,8 milhões, ambas apenas abaixo dos seus níveis récord de 2016.
Paralelamente, espera-se que a utilização total mundial de cereais aumente 1,2% na temporada 2017/18, chegando aos 2599 milhões de toneladas, com mais arroz e trigo destinados ao consumo humano directo e mais cereais secundários para alimentar os animais.
Os inventários mundiais de cereais subirão para um nível récord de 726 milhões de toneladas, de acordo com as últimas projecções da FAO. Espera-se que as existências mundiais de trigo e milho também atinjam níveis récord.
Calcula-se que as abundantes existências elevarão o coeficiente entre existências mundiais de cereais e a sua utilização para 27,3% no final da temporada 2017/18, o seu nível mais alto nos últimos 16 anos.
Quinta-Feira, 7 de Dezembro de 2017/ FAO.
http://www.fao.org