A União Europeia e a FAO intensificaram os seus esforços para ajudar os países a estarem preparados ante possíveis focos de Febre Aftosa, uma devastadora doença que também afecta vacas, ovelhas, cabras e outros animais e que amenaça os Balcãs, entre outras regiões.
A Comissão Europeia para a Luta contra a Febre Aftosa (EuFMD, nas suas siglas em inglês de foot-and-mouth disease), mantém activo um amplo programa para fortalecer a capacidade dos serviços veterinários na Europa, dado que um único foco de Febre Aftosa pode ter enormes consequências económicas para os países e para a Europa no seu conjunto.
Nos últimos anos, a EuFMD formou cerca de 500 veterinários em toda a Europa na capacidade de resposta imediata, estabelecendo um curso de formação de emergência em situações de crise para veterinários e criando uma rede nos seus Estados Membros para a planificação de contingências e um centro de conhecimento para partilha de experiências e melhoria nos exercícios de simulação.
Uma região que tem especial atenção por parte da EUFMD são os Balcãs, que compreendem tanto países dentro e fora da UE e se encontra próxima aos países infectados mais ao sul e a leste.
A EuFMD ajuda os países a elaborar e ensaiar planos de contingência para dar uma resposta rápida aos focos da doneça antes de que o vírus possa propagar-se aos rebanhos vizinhos ou inclusive mais afastados quando o gado é transportado para os mercados. Em qualquer iniciativa para deter a propagação da doença é crucial a cooperação entre países vizinhos.
Estes planos de contingência foram ensaiados recentemente na Bulgária, Sérvia e na ex República Jugoslava da Macedónia, onde os serviços veterinários governamentais participaram na primeira simulação virtual de um foco simultâneo de Febre Aftosa nos rebanhos nos três países. Outros países dos Balcãs e Grécia participaram na qualidade de observadores.
O simulacro foi financiado pela União Europeia, coordenado pela EuFMD e contou com o apoio de peritos em sanidade animal do Governo dinamarquês, que actuaram como avaliadores em cada país.
Para o próximo mês de Julho está-se a planificar um segundo exercício deste tipo com diversos países nos Balcãs, que incorporará lições aprendidas no recente simulacro e incluirá actividades no terreno.
Segunda-Feira, 9 de Fevereiro de 2015/ FAO.
http://www.fao.org