X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

FAO: mercados alimentares mais equilibrados e menos volatilidade de preços

Prevê-se que a produção mundial de carne cresça 1,4% em 2013.

18 Novembro 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os mercados alimentares estão a tornar-se mais equilibrados e com preços menos voláteis que nos últimos anos, graças à melhoria dos fornecimentos e uma recuperação nas existências mundiais de cereais, segundo o relatório Perspectivas Alimentares da FAO publicado no passado dia 7.

"Os preços da maioria dos produtos alimentícios básicos baixaram nos últimos meses. Isto deve-se aos aumentos de produção e à expectativa de que, na actual temporada, tenhamos fornecimentos mais abundantes, mais disponibilidade para a exportação e reservas mais altas", explicou David Hallam, Director da Divisão de Comércio e Mercados da FAO.

O forte aumento da produção de cereais em 2013 deriva principalmente da recuperação dos culturas de milho nos Estados Unidos e de uma colheita récord de trigo nos países da CEI. Espera-se que a produção mundial de arroz em 2013 experimente apenas um crescimento modesto.

Reservas de cereais

Também se prevê que as reservas mundiais, que terminam em 2014, aumentem em 13% até aos 564 milhões de toneladas, com uma subida somente nos cereais secundários de 30%, principalmente nos EUA. Está previsto igualmente um aumento das reservas de trigo e arroz, em 7% e 3%, respectivamente.

A expansão das reservas mundiais de cereais será traduzida num ratio de reservas/utilização mundial de cereais que alcançará 23%, muito acima do mínimo histórico de 18,4% de 2007/08.

Em 2013, a factura mundial de importação de alimentos experimentará uma descida de 3%, para se situar em 1,15 biliões de dólares americanos, com descidas nos custos de cereais, açúcar, óleos vegetais e bebidas tropicais mas mantendo-se firmes os produtos lácteos, carne e peixe, segundo indica a FAO na sua última edição de Perspectivas Alimentares.

Entre as previsões para outros produtos básicos figuram:

Sementes oleaginosas – A produção mundial de culturas de oleaginosas poderia chegar a um máximo histórico em 2013/14, com base numa colheita récord de soja na América do Sul. A produção mundial de sementes oleaginosas deverá cobrir a utilização mundial pelo segundo ano consecutivo, apesar de que se poderá produzir um considerável superávit no caso das farinhas e bagaços.

Carne - Prevê-se que a produção mundial de carne cresça 1,4% em 2013. Os preços mantiveram-se em níveis historicamente altos desde inícios de 2011. Não há indícios de uma diminuição generalizada dos preços, apesar da diminuição dos custos das rações.

Quinta-feira, 7 de Novembro de 2013/ FAO.
http://www.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista