Os preços dos principais produtos alimentares chegaram, em Julho, ao seu nível médio mensal mais baixo desde Setembro de 2009, com fortes descidas nos preços de produtos lácteos e óleos vegetais que compensaram alguns aumentos do açúcar e dos cereais. Os preços da carne, pelo seu lado, mantiveram-se estáveis.
O Índice de Preços dos Alimentos da FAO teve uma média de 164,6 pontos em Julho, uma descida de 1,0% relativamente a Junho e 19,4% relativamente ao ano anterior.
O índice de preços dos cereais aumentou 2,0% em relação a Junho, mas estava ainda 10,1% abaixo do nível de Julho do ano passado. Pelo segundo mês consecutivo subiram os preços do trigo e do milho - em parte devido à meteorologia desfavorável na América do Norte e Europa -, fazendo subir o índice dos cereais, apesar dos preços do arroz terem continuado a caír.
Em Julio, o índice de preços da carne manteve-se quase sem alterações relativamente ao mês anterior. Um aumento nos preços internacionais da carne de bovino compensou uma diminuição da carne de porco e de ovino, enquanto que os das aves permaneceram estáves.
Quinta-Feira, 6 de Agosto de 2015/ FAO.
http://www.fao.org