No ano 2008 foi apresentada em Shiraz (Irão) o Plano para a luta contra a Febre Aftosa no Leste da Eurásia. No passado mês de Abril teve lugar a sexta Reunião do Plano de trabalho para os países da Eurásia Ocidental, organizado conjuntamente pela FAO e pela OIE em colaboração com a Comissão Europeia para o Controlo da Febre Aftosa (EUFMD).
Nesta ocasião, 13 dos 14 países do grupo Eurásia Ocidental assistiram a esta reunião: Afeganistão, Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Irão, Paquistão, Síria, Tadjiquistão, Turquia, Turquemenistão e Uzbequistão. A Federação da Rússia assistiu como observador.
Durante a reunião levou-se a cabo a avaliação do Procedimento para o Controlo Progressivo (PCP, nas suas siglas em inglês) para a Febre Aftosa. O PCP foi desenvolvido em 2008 e publicado em 2011 pela FAO e pela EUFMD e converteu-se numa ferramenta conjunta da FAO-EUFMD-OIE que propõe um enfoque de controlo a nível nacional em que se aplicam as medidas de control standard.
Segundo os últimos dados, os países da Eurásia Ocidental continuam a progredir com êxito no controlo da Febre Aftosa e avançam no desenvolvimento da PCP-FMD:
- Afeganistão, Tadjiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão encontram-se actualmente na fase 1 do PCP-FMD, ou seja, na fase de compreensão da epidemiologia da Febre Aftosa e na preparação de um plano estratégico baseado no risco (RBSP) para passar à fase 2;
- Irão e Turquia estão na segunda fase do PCP-FMD, ou seja, estão a aplicar o RBSP para reduzir o risco da Febre Aftosa, tal como a Geórgia e o Paquistão.
- Arménia e Azerbaijão encontram-se, de forma provisória, na etapa 2 à espera da apresentação do seu RBSP revisto, que se realizará antes de finais de 2015.
- As regiões do norte e oeste do Cazaquistão atingiram o estatuto da OIE de "livres sem vacinação".
Quinta-Feira, 11 de Junho de 2015/ FAO.
http://www.fao.org