Os preços dos principais produtos alimentares baixaram pelo 4º ano consecutivo em 2015, com uma descida média de 19,1% relativamente ao nível do ano anterior, no quadro de uma decrescente economia mundial que provocou igualmente uma forte queda dos preços, dos metais aos mercados energéticos.
O índice de preços dos alimentos da FAO teve uma média de 164,1 pontos em 2015 e terminou o ano ainda mais baixo, em 154,1 pontos no mês de Dezembro.
O índice de preços dos cereais da FAO desceu 1,3% em Dezembro, relativamente ao seu valor em Novembro, ao se intensificar a competição das exportações entre os produtores de milho e as expectativas da chegada aos mercados mundiais de maiores fornecimentos de trigo depois da eliminação dos impostos de exportação da Argentina. O sub-índice - que inclui o arroz - perdeu 15,4% de média em 2015 relativamente ao ano anterior.
O índice de preços da carne reduziu-se em 2,2% em Dezembro, impulsionado pela crescente produção de carne de porco na Europa e a redução da procura nos E.U.A. de carne de vaca importada. No conjunto do ano, a carne foi em média 15,1 mais barata que em 2014.
O índice de preços do óleo vegetal subiu 2,1% em Dezembro, impulsionado pela incerteza face à colheita de soja do Brasil, mas no conjunto de 2015 situou-se 19% abaixo relativamente ao ano anterior.
Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2016/ FAO.
http://www.fao.org