O Índice de Preços dos Cereais da FAO registou uma média de 125,0 pontos em Outubro, uma queda de 1,3 pontos (1,0%) em relação a Setembro e de 27,3 pontos (17,9%) em relação ao seu valor há um ano.
Os preços internacionais do trigo caíram 1,9% em Outubro, reflectindo ofertas geralmente superiores às anteriormente previstas nos Estados Unidos da América e uma forte concorrência entre os exportadores.
Em contrapartida, os preços internacionais dos cereais secundários registaram uma estabilização marginal, aumentando 0,6% em termos mensais. A redução da oferta de milho na Argentina colocou pressão ascendente sobre os preços mundiais do milho, mas esta foi limitada por maiores ofertas sazonais nos Estados Unidos da América, onde a colheita avançou, e pela forte concorrência de exportação do Brasil. Entre outros cereais secundários, os preços mundiais do sorgo subiram em Outubro, enquanto os preços da cevada caíram.
Os preços internacionais do arroz caíram 2,0% em termos mensais em Outubro, influenciados por uma procura global passiva de importações.
3 de Novembro de 2023/ FAO.
https://www.fao.org