O Índice de Preços dos Cereais da FAO teve uma média de 129,7 pontos em Maio, o que representa uma queda de 6,5 pontos (4,8%) em relação a Abril e de 43,9 pontos (25,3%) abaixo de seu valor record de há um ano.
Os preços internacionais do trigo caíram 3,5% em relação ao mês anterior, reflectindo as perspectivas de larga oferta global na próxima campanha 2023/24 e a extensão do Corredor de Grãos do Mar Negro.
Os preços mundiais do milho caíram 9,8% em Maio. As perspectivas favoráveis para a campanha 2023/24 de retoma da oferta global, com expectativa de aumento da produção no Brasil e nos Estados Unidos da América, dois grandes exportadores, pesaram sobre os preços. O ritmo lento das exportações dos Estados Unidos da América, aliado ao cancelamento de compras da China, também exerceu pressão baixista sobre os preços mundiais do milho.
Entre outros grãos grossos, os preços mundiais da cevada e do sorgo também caíram, 9,5% e 9,7%, respectivamente, influenciados pelas quedas nos preços internacionais do milho e do trigo. Por outro lado, os preços internacionais do arroz continuaram a subir em Maio, uma vez que foram fechados os acordos anteriores com compradores asiáticos e a oferta era reduzida nalguns exportadores, como era o caso do Vietname e do Paquistão.
2 de Junho de 2023/ FAO.
https://www.fao.org