A FAO subiu a sua previsão para a produção mundial de cereais em 2016 para 2543 milhões de toneladas, apenas 0,7% abaixo do máximo histórico de 2014. Este valor é superior em 17 milhões de toneladas ao prognosticado em Maio, reflectindo as revisões em alta das colheitas de trigo e milho nos principais países produtores.
Por outro lado, prevê-se que a utilização mundial de cereais para a campanha comercial ascenda a 2546 milhões de toneladas, ligeiramente abaixo do estimado em Maio.
Ao mesmo tempo, o pronóstico para as existências mundiais de cereais aumentou para os 642 milhões de toneladas: menos de dois milhões de toneladas abaixo do seu máximo histórico, devido a uma revisão das existências de trigo da China.
Está previsto que o comércio mundial de cereais se reduza em 1,9% em relação ao ano anterior, para se situar nos 369 milhões de toneladas. “É provável que esta descida intensifique a concorrência pela quota de mercado entre os principais exportadores, uma situação que poderá manter os preços internacionais sob controlo", assegura a FAO.
Quinta-Feira, 2 de Junho de 2016/ FAO.
http://www.fao.org