A produção mundial de grãos secundários está programada para atingir um novo recorde, graças à expansão na América do Sul e África do Sul. A produção de trigo, em contrapartida, deverá diminuir ligeiramente devido principalmente ao menor volume de colheita previsto nos Estados Unidos da América. A produção global de arroz, por outro lado, deverá permanecer amplamente estável.
As últimas estimativas da FAO apontam para uma aumento de 1,0% na utilização mundial de cereais no próximo ano, com os stocks de cereais mundiais a estabelecerem um novo nível recorde até o final da campanha de 2018. Prevê-se que os stocks globais de arroz e grãos secundários atinjam recordes, enquanto o de trigo já atingiu.
Dado o montante dos stocks de exportação, espera-se que a concorrência entre os principais exportadores no ano em curso permaneça rígida, com os maiores volumes de comércio mundial de milho, sorgo e arroz compensando o declínio esperado do trigo.
A FAO dará informações e análises mais detalhadas sobre as principais tendências de produtos alimentares a 9 de novembro, quando lançar a próxima edição do Food Outlook.
Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2017/ FAO.
http://www.fao.org