X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

FAO: tendências emergentes na produção global de carne de porco

A PSA continua a ser o principal determinante na produção global de carne de porco.

30 Novembro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A FAO prevê que a produção global de carne de porco atinja 124,6 milhões de toneladas em 2022, mais 1,8% do que em 2021, de acordo com a edição de Novembro do seu Meat Market Review - Emerging trends and outlook 2022. Uma provável expansão da produção chinesa deverá representar cerca de 46% da produção mundial de carne de porco este ano, sustentada por um abate doméstico sólido, principalmente no primeiro semestre de 2022. Este aumento será provavelmente parcialmente compensado durante o segundo semestre do ano, quando a produção poderá abrandar, uma vez que os produtores não estão a repovoar os efectivos de porcas devido a condições de mercado desfavoráveis, apesar do aumento dos preços internos observado nos meses mais recentes. Em menor medida, prevê-se que os aumentos de produção resultem também de uma maior produção em países onde os surtos de PSA foram parcialmente contidos, com a propagação ocasional de doenças, incluindo no Vietname, Mianmar, e Rússia.

Pelo contrário, a PSA continua activa, com impacto negativo na produção de carne de porco em muitos outros países, incluindo a União Europeia, a Tailândia e as Filipinas. Espera-se que a União Europeia produza cerca de 5% menos em comparação com o ano passado, no meio de perspectivas reduzidas de exportação para a China, aumentando os custos dos factores de produção e surtos de PSA. Na Tailândia, espera-se que a produção diminua em mais de 30% este ano devido à PSA. Do mesmo modo, espera-se que a produção se contraia nas Filipinas devido à continuação de surtos de PSA.

Prevê-se também que os Estados Unidos reduzam a sua produção devido aos elevados custos dos factores de produção e à limitada capacidade incremental em termos de colheita, que limitaram a expansão do efectivo de porcas, resultando num declínio de 1,9% em termos anuais. Apesar de um aumento da produção de 6,7% no primeiro semestre de 2022, desencadeado pelo aumento do abate das porcas para reduzir os custos, o Brasil poderia assistir a um abrandamento consistente no segundo semestre do ano, o que resultaria numa produção projectada apenas marginalmente superior à do ano passado. Entretanto, a produção de carne de porco do Canadá poderia contrair-se marginalmente, uma vez que um aumento projectado do peso do abate de 0,4% verificado de Janeiro a Outubro, no meio do atraso do abate, não poderia compensar o declínio da produção, devido à escassez de mão-de-obra que reduziu a capacidade de abate e os elevados stocks no início de 2022. A produção do México deverá aumentar em 2,7% este ano, beneficiando de melhorias nos protocolos de genética, reprodução e saúde animal, impulsionada por uma forte procura interna e de exportação.

29 de Novembro de 2022/ FAO. 2022. Meat Market Review: Emerging trends and outlook. 2022. Roma.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes