No mês passado, o Departamento de Agricultura dos EUA e a Administração de Drogas e Alimentos realizaram uma reunião pública para discutir o uso de linhas celulares de animais de produção e de aves para o desenvolvimento de produtos alimentares através da cultura celular, ou aquilo que se tem vindo a chamar de "carne de laboratório".
Nesta reunião, as partes interessadas partilharam as suas perspectivas sobre a regulamentação necessária para fomentar estes produtos alimentícios inovadores e para manter os mais elevados padrões de saúde pública. O período de comentários públicos será ampliado e permanecerá aberto até 26 de Dezembro de 2018.
Após várias discussões, chegou-se à conclusão que tanto o USDA como a FDA devem supervisionar conjuntamente a produção destes produtos alimentares provenientes do culturas celular de células provenientes de animais de produção e de aves. Aproveitando a experiência tanto do USDA como da FDA, as agências anunciaram um acordo sobre o âmbito regulatório conjunto no qual a FDA supervisionará a recolha de células, os bancos de células e o crescimento e diferenciação de células e o USDA supervisionará a produção e a rotulagem dos produtos alimentícios derivados destas culturas celulares.
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018/ FDA/ Estados Unidos.
https://www.fda.gov