A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos apresentou, na passada semana, o Regulamento final da Normativa sobre medicamentos veterinários para poder aplicar a directiva veterinária para uso nos alimentos (VFD, nas suas siglas em inglês), uma peça importante dentro da estratégia global da Agência para promover o uso racional dos antimicrobianos em animais produtores de alimentos.
Esta estratégia levará ao uso destes fármacos sob supervisão veterinária para que se utilizem unicamente quando seja necessário para assegurar a sanidade animal.
A normativa final VFD exigirá aos veterinários que emitam todas as VFD no âmbito de uma relação veterinário-cliente-paciente (VCPR) e especifica os elementos chave que definem esta VCPR. Estes elementos chave incluem que o veterinário se comprometa com o cliente (produtor ou detentor) a assumir a responsabilidade de fazer avaliações clínicas sobre a sanidade do paciente (os animais), ter um conhecimento suficiente dos animais mediante a realização de exames e/ou visitas às explorações e fazer um acompanhamento ou atendimento necessários.
Terça-Feira, 2 de Junho de 2015/ FDA/ Estados Unidos.
http://www.fda.gov