Na sequência de novos casos de Febre Aftosa na Hungria e na Eslováquia, realizou-se uma reunião do Comité Permanente dos Vegetais, Animais e Alimentos para Consumo Humano e Animal (CPPA), durante a qual os Estados-Membros analisaram e decidiram por unanimidade aplicar novas medidas de emergência.
Este mapa mostra as actuais zonas de restrição, apoiadas pelos Estados-Membros em 27 de Março de 2025, que prevêem uma zona de restrição adicional de, pelo menos, 50 km de raio em torno dos focos confirmados.


Estas medidas de emergência serão continuamente adaptadas, conforme necessário, para ter em conta a evolução da situação epidemiológica.
Além disso, os resultados do laboratório nacional de referência e do laboratório de referência da UE para a Febre Aftosa indicaram que o vírus que está a afectar a Hungria é o serótipo O da Febre Aftosa, sendo a sequência mais próxima a do Paquistão em 2018, e que o vírus da Febre Aftosa nas amostras colhidas na Eslováquia corresponde inteiramente ao vírus detectado na Hungria.
28 de Março de 2025/ CE/ União Europeia.
https://food.ec.europa.eu/animals/