O Departamento de Agricultura das Filipinas, através do seu Conselho de Política de Crédito Agrícola, alocou 300 milhões de pesos filipinos adicionais (P) para empréstimos a produtores rurais e semicomerciais em "zonas verdes" ou áreas livres da Peste Suína Africana (PSA).
Esta soma ajudará a financiar projectos suínos em quatro áreas livres de PSA nas regiões 4-B (MIMAROPA), 6 (Visaias ocidentais), 7 (Visaias centrais) e 9 (Península de Zamboanga).
Os beneficiários desta ajuda são produtores semicomerciais de suínos, individuais, novos ou existentes, pequenas empresas e cooperativas e associações de agricultores. Produtores individuais podem pedir até P300.000, novos até P1 milhão e os existentes até P3 milhões. Pequenos negócios e cooperativas e associações até P15 milhões. O empréstimo tem juros zero e o prazo para o liquidar é de cinco anos.
No ano passado, o Departamento de Agricultura inicialmente alocou P500 milhões para empréstimos para produtores caseiros e micro e pequenas empresas (PMEs) no âmbito do programa ANYO. Em 31 de Agosto de 2021, 1.660 pequenos produtores de suínos e PMEs haviam pedidos empréstimos no valor de P157,18 milhões.
O secretário de Agricultura, William Dar, disse que a "Família OneDA" alocou P3 mil milhões até o momento para reavivar a indústria de carne de porco do país. Inclui o programa de empréstimos P800-M, o fundo P1.2-B para o programa “Bantay ASF sa Barangay” e P872 M para INSPIRE ou o programa de Iniciativas Nacionais Integradas de Produção Suína para Recuperação e Expansão.
13 de Setembro de 2021/ Departamento de Agricultura/ Filipinas.
https://www.da.gov.ph/