De acordo com os dados, existe um número significativo de carne de porco nas Filipinas, tanto importada como de animais abatidos nacionalmente, em matadouros credenciados pelo Serviço Nacional de Inspecção de Carnes do Departamento de Agricultura (DA-NMIS). Na terceira semana de Outubro de 2020, o armazenamento de carne de porco congelada, local e importada, nos matadouros credenciados pelo DA-NMIS em todo o país aumentou 55% em relação ao mesmo período de 2019, para 38.216 t.
A 21 de Outubro, o preço do kasim (presunto) era P320 / kg e o do liempo (bacon) era P360 / kg na maioria dos mercados públicos na região metropolitana de Manila, cerca de P20 e P40 a mais, respectivamente, em comparação com duas semanas atrás.
O DA está a analisar se os preços altos são resultado de ineficiências na cadeia de abastecimento. A Comissão de Concorrência das Filipinas (PCC) também está a investigar possíveis violações da Lei de Concorrência por comerciantes que podem estar a adulterar o fornecimento de carne porco.
23 de Outubro de 2020/ Departamento de Agricultura/ Filipinas.
https://www.da.gov.ph/