Liderados pelo Gabinete de Indústria Pecuária do Departamento de Agricultura (DA-BAI), as Filipinas começaram a estabelecer as primeiras instalações de inspecção de fronteira nos principais portos do país, começando no Porto Internacional de Contentores de Manila.
Serão realizadas inspecções em todos os animais, plantas, produtos de pesca e agrícolas provenientes de outros países, o que ajudará a impedir a entrada de doenças animais, como febre aftosa, gripe aviária e peste suína africana.
Estas instalações de inspecção também se estabelecerão em Manila South Harbor, Subic Freeport Zone, Puerto de Batangas, Puerto Internacional de Cebu e Porto de Davao.
Cada instalação, com pelo menos 39 técnicos, albergará uma Área de Exame de Produtos Agrícolas (ACEA) para permitir a inspecção exaustiva dos envios agrícolas em contentores de alto risco. Também contarão com um laboratório para analisar de imediato amostras de produtos suspeitos de pragas ou doenças animais, peixes ou plantas e outras substâncias perigosas. Também incluirá um crematório para garantir a eliminação segura de produtos agrícolas confirmados com infracções de quarentena, se não pudderem ver enviados de volta para a sua origem.
O governo alocou 2 mil milhões de pesos filipinos para o estabelecimento das cinco unidades.
10 de Julho de 2020/ Departamento de Agricultura/ Filipinas.
https://www.da.gov.ph/