O Departamento de Agricultura iniciou o Programa de compartimentação das explorações suinícola, um dos principais componentes do Programa de Iniciativas Nacionais Integradas de Produção Suína para a Recuperação e Expansão (em inglês Integrated National Swine Production Initiatives for Recovery and Expansion - INSPIRE).
Como se define na Circular do Departamento de Agricultura nº 25, série de 2022, entende-se por compartimento uma sub-população se suínos numa exploração ou grupo de explorações com um sistema de biossegurança estritamente supervisionado em que se aplica a vigilância, a biossegurança restrita e o controlo da movimentação.
O programa de compartimentação, que se leva a cabo com a colaboração da Universidade de Minnesota (UMN), do Colégio Filipino de Suinicultores (PCSP) e da Associação Unida de Produtores de Suínos de Batangas (UNIBAT), pretende proporcionar uma estratégia de gestão de riscos para proteger o estatuto sanitário dos animais e da continuidade do negócio, garantindo assim a segurança alimentar.
No programa, o compartimento estabelecerá normas claras para o seu funcionamento, nas que se identificará a localização de todos os seus componentes e unidades relacionadas, incluindo as fábricas de ração, os matadouros ou as explorações dentro do segmento.
A Província de Batangas foi escolhida como zona piloto para a aplicação do programa.
Em 2021, Batangas também foi escolhida como zona piloto para o programa de biossegurança e vigilância "Bantay ASF sa Barangay". Batangas foi a primeira Província que se livrou da Peste Suína Africana (PSA) que afectou seis dos seus municípios.
9 de Novembro de 2022/ Departamento de Agricultura/ Filipinas.
https://www.da.gov.ph