Até ao final do ano passado, era permitido misturar 5% de alimentos convencionais em rações biológicas, mas estas normas foram alteradas no início deste ano com o novo regulamento biológico europeu, que estipula que apenas 100% das matérias-primas biológicas podem ser utilizadas nas rações biológicas.
Como resultado da guerra na Ucrânia, algumas matérias-primas para a alimentação animal biológica tornaram-se particularmente escassas e vários estados membros exortaram a Europa a regressar ao antigo sistema. A Comissão permitiu que 5% das matérias-primas convencionais fossem misturadas em rações biológicas, embora os estados membros possam decidir o contrário.
Até 18 de Maio de 2022, os produtores de suínos e aves de capoeira biológicos na Flandres podem solicitar uma autorização individual para a incorporação de 5% de matérias-primas convencionais na alimentação animal biológica durante um período máximo de 12 meses. Segundo o Departamento de Agricultura e Pescas, "logo que haja novamente disponibilidade suficiente de alimentos biológicos, esta decisão pode ser levantada".
13 de Maio de 2022/ Vilt/ Bélgica.
https://vilt.be