A Autoridade Francesa da Concorrência acaba de sancionar várias empresas activas no sector de compra e venda de peças de porco e produtos de delicatessen por terem implementado três práticas anticoncorrenciais. Trata-se de um acordo entre concorrentes sobre o preço do presunto desossado usado para fazer fiambre, bem como acordos entre concorrentes no mercado para a comercialização de produtos de charcutaria sob a marca do distribuidor.
Os grupos Campofrio, Fleury Michon, Financière Turenne Lafayette e Les Mousquetaires chegaram a um acordo entre 14 de Janeiro de 2011 e 26 de Abril de 2013 para defender uma posição comum sobre a variação do preço semanal do presunto nas suas negociações com os matadouros. Portanto, este acordo é de natureza particularmente grave, o que justifica a imposição de sanções no total de 21.428.000 euros.
No que diz respeito aos produtos de charcutaria, oito empresas (pertencentes aos grupos CA Animation, Campofrio, Coop, La Financière du Haut Pays, FTL, Savencia, Sonical e a empresa Salaisons du Mâconnais) implementaram, entre 8 de Abril de 2010 e 30 de Abril de 2013, acordos e práticas concertadas, por meio de reuniões secretas e trocas bilaterais, por um lado, para enviar solicitações de aumentos nos preços de venda a grandes retalhistas e, por outro lado, consultar os propostas de preços a serem propostas em resposta a propostas dessas marcas. Atendendo à seriedade intrínseca desta prática, a Autoridade impõe sanções no total de 10.150.000 euros.
No que diz respeito aos produtos de charcutaria cozida, sete empresas (pertencentes aos grupos Campofrio, Cooperl Arc Atlantique, FTL, Les Mousquetaires, Nestlé e Roullier e também a empresa Aubret) implementaram acordos e práticas, entre 2 de Julho de 2010 e 7 de Junho de 2012, no quadro de trocas bilaterais, consultando sobre as ofertas de preços a serem feitas, em especial em resposta a licitações de grande escala. Esta prática reduziu a incerteza que normalmente pesaria sobre cada operador. Pode ter ajudado, directa ou indirectamente, a fixar preços mais altos do que aqueles que resultariam da concorrência normal. As sanções impostas a este respeito elevam-se a um total de 61.459.000 euros.
16 de Julho de 2020/ Autorité de la concurrence/ França.
https://www.autoritedelaconcurrence.fr/