X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

França: comércio agro-alimentar em 2023

A Espanha continua a ser o principal fornecedor de produtos agrícolas e agro-alimentares da França, nomeadamente frutas e legumes e carne de porco.

12 Junho 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Exportações

O valor das exportações francesas destinadas à União Europeia aumentou 2,0% entre 2022 e 2023, para 46,9 mil milhões de euros, enquanto as exportações para países terceiros diminuíram significativamente, 7,8%, para 34,5 mil milhões de euros. Consequentemente, a percentagem de expedições francesas destinadas a outros Estados-Membros aumentou mais 3 pontos, para 58%.

Desde 2020, a França tem sido o sexto maior exportador mundial de produtos agrícolas e agroalimentares, com uma quota de mercado estável de 4,4% em 2023.

Em particular, para a carne e miudezas comestíveis, as exportações aumentaram 1% em valor (para 4 mil milhões de euros), mas diminuíram em média 7% em volume (-10% para a carne de bovino, -6% para as aves de capoeira e -7% para a carne de suíno). Em comparação com 2022, as vendas de charcutaria também aumentaram em valor (+10%), mas diminuíram em volume (-7%).

O primeiro destino da França na União Europeia em termos de valor continua a ser a Bélgica, embora tenha diminuído 5% em valor e 3% em volume em relação a 2022. Todos os sectores são afectados por este declínio: carne de bovino (-14% em volume), carne de porco (-2%), com exceção das aves de capoeira (+2%). A Alemanha, o segundo destino da França, aumenta 6% em valor em 2023, mas diminui 5% em volume. Os volumes de carne de porco aumentam (+6%), mas a carne de vaca (-6%) e as aves de capoeira (-12%) diminuem. A Itália, que durante muito tempo foi o primeiro destino da França em termos de valor, está agora em terceiro lugar, com um aumento de 5% em valor, mas uma diminuição de 2% em volume. Enquanto os envios de carne de suíno registam um aumento de 7% em volume, os envios de carne de bovino continuam a diminuir (-8% em volume).

Relativamente aos países terceiros, o Reino Unido tornou-se o principal destino em termos de valor (+14% em relação a 2022 e +9% em volume). Os produtos suínos foram responsáveis pela maior parte deste crescimento (+17% em volume). A China, o segundo país terceiro de destino mais importante para a França, registou uma queda de 20 % em valor e uma queda de 12 % em volume em 2023. Este declínio é particularmente acentuado no caso da carne de porco (-17% em volume), num contexto de aumento da produção na China e de diminuição das importações. As exportações para as Filipinas (5.º destino) registarão uma queda acentuada em 2023: -15% em valor, -24% em volume. A carne de porco foi responsável pela maior parte desta queda (-23% em volume). Embora a peste suína africana continue a afetar a produção filipina, as importações de carne de porco do país diminuíram 27% em 2023, sem dúvida em resultado do aumento dos preços da carne.

Importações

As importações francesas de produtos agrícolas e agroalimentares aumentam ligeiramente em termos anuais: de 74 mil milhões de euros em 2022 para 76,1 mil milhões de euros em 2023, um aumento de 3%. O aumento do valor é impulsionado exclusivamente pela origem da UE (+6%), enquanto as importações de países não pertencentes à UE diminuem 4% no mesmo período. Assim, em 2023, a quota da UE terá aumentado para 67,6% (+2,2 pontos), em comparação com 32,4% para os países não pertencentes à UE. A Espanha continua a ser o principal fornecedor (13,3% das vendas totais), graças às suas compras de frutas e produtos hortícolas e de carne, nomeadamente de porco. Segue-se a Bélgica (12,4% das vendas totais) e os Países Baixos (10,9% das vendas totais). O Reino Unido, 6º fornecedor e 1º país terceiro, com uma quota de mercado de 6,3%, aumentou em valor (+3%) e ganhou um lugar. A Suíça registou um decréscimo de 2% no valor das expedições, mas mantém-se no 8º lugar.

31 de Maio de 2024/ França AgriMer/ França
https://www.franceagrimer.fr/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista