Após a confirmação de dois casos de Peste Suína Africana em javalis, na Bélgica, a quase 1 km da fronteira com a França, Didier Guillaume, Ministro da Agricultura e Alimentação francês, reuniu com todos os agentes nacionais para decidir sobre a estratégia a ser implementada de imediato que permita manter a França livre da doença, já que o nível de risco actual é máximo.
O ministro nomeou Loïc Gouello, inspector geral de saúde pública veterinária, como director de crise. Esta unidade de crise vai reunir-se, esta semana com as partes nacionais interessadas.
A "zona branca", de risco muito elevado, será estabelecida num raio de poucos kilómetros à volta dos casos belgas e todos os javalis dentro desta zona deverão ser abatidos nas próximas semanas. Nesta zona serão suspensas todas as actividades florestais e estará delimitada por uma cerca que será colocada nos próximos dias. Em toda a zona serão visitadas todas as explorações para garantir o seu nível máximo de biossegurança.
Perante a grave ameaça, o Ministro pediu a todos os agentes, profissionais ou não, o maior rigor para evitar a introdução da doença no país, incluíndo o cumprimento de rigorosas medidas de biossegurança em pecuária.
Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019/ Ministère de l'Agriculture et l'Alimentation/ França.
https://agriculture.gouv.fr