De acordo com notícias publicadas em vários meios de comunicação social franceses, após o anúncio, em Agosto último, da retirada progressiva da Bigard do Marché du Porc Breton, foi agora a Cooperl, o líder francês da produção de suínos, que anunciou aos seus membros a sua retirada do MPB.
A saída destes dois líderes poderáa enfraquecer um dos principais papéis do MPB, na medida em que este fornece uma referência de preço para os suínos, fixada de forma colectiva e transparente e amplamente seguida em todos os outros métodos de comercialização em França.
A saída destes dois operadores perturba a fixação do preço de referência nacional mais em termos de representatividade do que em termos de volumes transaccionados (os volumes transaccionados no MPB representam apenas uma fracção minoritária do mercado francês (6% em 2022)).
Em 2022, foram vendidos no âmbito do MPB 1 360 508 suínos, dos quais apenas 0,69% foram comprados pela Cooperl e 18,78% pela Bigard.
A partir de agora, apenas três compradores se reunirão semanalmente no MPB para participar na definição da cotação (JPA (filial d'Agromousquetaires/Intermarché), Kermené (filial de E.Leclerc) e o grupo Bernard Jean Floc'h.
2 de Novembro de 2023 / Redacção 333.