Devido ao aumento dos surtos de Peste Suína Africana (PSA) na Sardenha (Itália) e da propagação geográfica destes focos fora da zona endémica conhecida (Decisão Nº 2011/852 / UE de 15 de Dezembro de 2011), a Direcção Geral de Alimentação de França decidiu pôr em prática um programa para fortalecer as acções de vigilância e prevenção na Córsega.
Como parte deste programa, fez-se um estudo sorológico nos porcos domésticos abatidos nos quatro matadouros da Córsega entre Fevereiro e Março de 2014. No total, foram analisadas 401 amostras de cerca de 8.000 porcos abatidos durante o período de estudo.
Todas as amostras foram negativas. Apenas em duas amostras é que se realizou uma segunda análise já que apresentaram resultados no limiar da dúvida. Os restantes soros eram claramente negativos.
Em conclusão, o estudo demonstrou a ausência de circulação actual da doença na população de porcos domésticos criados ao ar livre e que são enviados para abate.
Segunda-feira, 22 de Outubro de 2014/ Bulletin épidémiologique n° 63 - Ministère de l'Agriculture, de l'Agroalimentaire et de la Fôret/ França.
http://agriculture.gouv.fr/