As exportações francesas de carne de porco reduziram-se de forma importante durante o passado mês de Fevereiro (-11% em comparação com o mês de Fevereiro de 2013) devido à proibição de exportar para a Rússia, de acordo com os dados dos Serviços Estatísticos da Secretaria da Agricultura (Agreste) publicados no seu balanço económico.
De Março a Junho, a queda das exportações viu-se reduzida, em grande medida, pelo aumento das exportações para Países asiáticos. Contudo, durante o mês de Julho as exportações para a China diminuiram fortemente. Em Agosto, se bem que as exportações para a China se tenham reatado, as exportações para a UE cairam fortemente, sobretudo para Itália, Grécia e Alemanha.
Por outro lado, os abates interanuais aumentaram. Este aumento da produção, juntamente com menores oportunidades para a exportação, provocaram uma redução dos preços das classes E e S em Agosto (-14% em comparação com Agosto de 2013), se bem que desde o início do ano se tenham mantido significativamente acima da média dos últimos cinco anos.
Novembro 2014/ Agreste Conjoncture - Bilan conjoncturel 2014 - n° 6 - Octobre-Novembre 2014/ França.
http://www.agreste.agriculture.gouv.fr