O Ministro da Agricultura francês, Stéphane Le Foll, acolheu com satisfação o fortalecimento das relações entre a França e a Rússia nos sectores agrícolas prioritários, a favor das exportações no sector pecuário, após a reunião franco-russa que teve lugar em Moscovo e San Petersburgo de 18 a 20 Setembro.
Dada a importância das exportações agrícolas e alimentares de França para a Rússia ( 1,2 mil milhões de € em 2012), as empresas francesas e russas centraram as suas negociações em quatro sectores identificados como prioritários: o suíno, gado vacúm de carne, batatas e os mercados grossistas. O gado bovino leiteiro, indústria também prioritária, será objecto de futuros trabalhos.
Estas reuniões permitiram alcançar um acordo de cooperação para a criação de um mercado maiorista em San Petersburgo com o mercado de Rungis através do estabelecimento de uma rede de mercados maioristas na Rússia .
Durante as conversações foi alcançado também o restabelecimento da certificação de uma importante empresa francesa suína, enquanto que o restabelecimento da autorização para outras empresas é actualmente objecto de exame pelas autoridades sanitárias russas.
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2013/ Ministère de l'Agriculture, de l'Agroalimentaire et de la Fôret/ França.
http://agriculture.gouv.fr