Os ministros franceses da Ecología, Desenvolvimento Sustentável e Energía e da Agricultura, Alimentação e Bosques, Delphine Batho e Stéphane Le Foll apresentaram no final do mês passado o plano "Energia, Metanização, Autonomia Nitrogénio" (EMAA, pelas suas siglas em francês).
O EMAA planeia uma "gestão integral do nitrogénio", a valorização do azoto orgânico e a redução da dependência da agricultura francesa do azoto mineral para alcançar uma agricultura mais competitiva e verde. Isto reduzirá os custos dos fertilizantes, limitará a contaminação por azoto aproveitando os excedentes de azoto orgânico e reduzirá o uso de fertilizantes minerais. O plano também tem como objetivo o desenvolvimento de um plano francês de metanização (fábricas de biogás) favorecendo instalações colectivas e circuitos de fornecimento.
O objetivo do governo é desenvolver em França, em 2020, 1000 fábricas de biogás nas explorações. Isto corresponde a 2 mil milhões de euros em investimento e criará cerca de 2.000 postos de trabalho permanentes.
O plano inclui:
- convocar para 2013 projectos de "gestão colectiva e integrada de azoto";
- optimização da tarifa de compra para a electricidade produzida a partir das fábricas de biogás para promover os projectos de metanização na exploração;
- a simplificação dos procedimentos administrativos para o desenvolvimento de projectos de biogás;
- melhoria da estruturação do sector na sequência de um projecto apresentado no Programa de Investimentos de futuro para criar uma rede nacional em matéria de equipamentos de biogás e na sequência da avaliação dos digestatos.
Sexta-feira, 29 de Março de 2013/ Ministère de l’Agriculture, de l’Agroalimentaire et de la Forêt/ Francia.
http://agriculture.gouv.fr/